CENTRAR - ABRIR - EXPRESSAR - EVOCAR
Entenda o que é o Quadrante da Meditação
O "Quadrante da Meditação" é o espectro de práticas e estudos abordado no retiro de outono do Vale do Ser. Trata-se de um conjunto de práticas que formam quatro atitudes e que organizam um trabalho psicoespiritual interior e de desenvolvimento pessoal. O quadrante e suas práticas estão focados na seguinte direção:
O primeiro aspecto do quadrante focaliza o CENTRAR, ou seja, focar um objeto de atenção de forma a inibir toda a inconsciência ativa da mente e do corpo.
O segundo aspecto do quadrante é o ABRIR, cujas práticas diretivas levam à presença aberta e a sua sustentação, sem nenhum artifício ou recurso, para assim se experimentar a simples sensação de ser e de se estar aqui e agora.
O terceiro aspecto do quadrante é o EXPRESSAR, com um conjunto de práticas que levam ao abandonar-se à espontaneidade natural da mente e do corpo. É um caminho para se experimentar a sensação livre de Ser, no sentido de compreendermos que o corpo e a própria mente funcionam sem restrição e sem impedimentos.
Por fim, o aspecto mais interior e mais introspectivo do Quadrante é o que chamamos de EVOCAR. Tem-se aqui o evocar desde a fonte mais profunda da experiência interior, da sensação de sagrado, da dimensão mais sagrada de Ser e de sentir-se como Ser.
Desta maneira, a metodologia usada no retiro de outono do Vale do Ser contempla uma série de práticas expressivas, de movimentos, de introspecção, com recursos de trabalho psicocorporal, música, momentos de silêncio e momentos de evocação através de símbolos, posturas e gestos, remetendo a uma experiência interior mais profunda.
Saiba mais sobre esse retiro:
http://cursos.valedoser.com.br/o-quadrante-da-meditacao