top of page

CENTRAR - ABRIR - EXPRESSAR - EVOCAR

Entenda o que é o Quadrante da Meditação

O "Quadrante da Meditação" é o espectro de práticas e estudos abordado no retiro de outono do Vale do Ser. Trata-se de um conjunto de práticas que formam quatro atitudes e que organizam um trabalho psicoespiritual interior e de desenvolvimento pessoal. O quadrante e suas práticas estão focados na seguinte direção:

O primeiro aspecto do quadrante focaliza o CENTRAR, ou seja, focar um objeto de atenção de forma a inibir toda a inconsciência ativa da mente e do corpo.

O segundo aspecto do quadrante é o ABRIR, cujas práticas diretivas levam à presença aberta e a sua sustentação, sem nenhum artifício ou recurso, para assim se experimentar a simples sensação de ser e de se estar aqui e agora.

O terceiro aspecto do quadrante é o EXPRESSAR, com um conjunto de práticas que levam ao abandonar-se à espontaneidade natural da mente e do corpo. É um caminho para se experimentar a sensação livre de Ser, no sentido de compreendermos que o corpo e a própria mente funcionam sem restrição e sem impedimentos.

Por fim, o aspecto mais interior e mais introspectivo do Quadrante é o que chamamos de EVOCAR. Tem-se aqui o evocar desde a fonte mais profunda da experiência interior, da sensação de sagrado, da dimensão mais sagrada de Ser e de sentir-se como Ser.

Desta maneira, a metodologia usada no retiro de outono do Vale do Ser contempla uma série de práticas expressivas, de movimentos, de introspecção, com recursos de trabalho psicocorporal, música, momentos de silêncio e momentos de evocação através de símbolos, posturas e gestos, remetendo a uma experiência interior mais profunda.

Saiba mais sobre esse retiro:

http://cursos.valedoser.com.br/o-quadrante-da-meditacao

Posts Em Destaque
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page