FORMAÇÕES

CORPO E IDENTIDADE

Educação somática e desenvolvimento

O processo formativo “Corpo e Identidade - educação somática e desenvolvimento” é coordenado pelos terapeutas psicocorporais Sérgio Veleda e Evânia Reichert, do Núcleo Terapêutico do Vale do Ser. O treinamento se desenvolve em doze (12) módulos, espaçados entre 45 e 60 dias, focalizando práticas psicocorporais e estudos sobre desenvolvimento psicoafetivo e psicomotor, formação e estrutura do caráter e métodos de intervenção corporal clínica e grupal.

 

O CI (Corpo e Identidade) sintetiza uma forma própria de trabalhar e compreender o processo psicocorporal, a partir de estudos, prática clínica e experiência grupal de Evânia e Sérgio, ao longo de 30 anos. A partir de aportes originários de Wilhelm Reich, Alexander Lowen, Federico Navarro, Charles Kelley, Lisbeth Marcher, entre outros, o treinamento contará também com a participação pontual de terapeutas convidados. Entre os livros de base da formação está “Infância, a Idade Sagrada”, de Evânia Reichert, além de apostilas para estudos dirigidos e bibliografia específica a cerca de corpo, desenvolvimento e caráter. A metodologia de intervenção clínica sobre os segmentos de tensão do organismo é a “Psicomorfologia”, sistematizada por
Sérgio Veleda.

O treinamento é indicado para pessoas interessadas em uma formação teórica e prática de trabalho psicocorporal, assim como aos que buscam processos pessoais de estudo e crescimento humano. Ressaltamos que essa formação não
tem reconhecimento no âmbito
acadêmico-universitário. Trata-se de um curso estruturado e proposto  por uma escola diferenciada e informal, como
é o Vale do Ser.

 

 

 

Áreas de estudo e práticas vivenciais

 

A) Corpo e Caráter

Autores principais dos estudos: Wilhelm Reich e seus seguidores, especialmente Federico Navarro, Alexander Lowen, Lisbeth Marcher e autores afins;

- respiração, energia e emoção;

- os princípios centrais de autorregulação e auto-organização biopsicológica;

- corpo, caráter, energia e couraça muscular;

- polaridades emocionais e dinâmicas caracterológicas;

- embriologia: as camadas formadoras das estruturas psicocorporais;

- tipos caracteriais e fases de desenvolvimento;

- leitura corporal: marcas do desenvolvimento, estruturas e camadas caracteriais;

- a via contemplativa do corpo: jellyfish e os processos sutis;

- contato e presença no processo psicocorporal.

B) Fases do Desenvolvimento Psicoafetivo e Psicomotor,
da Gestação à Adolescência

Na formação CI são usados dois mapeamentos com grande sintonia e complementariedade: o desenvolvimento biopsicológico segundo o aporte do livro “Infância, a Idade Sagrada”, de Evania Reichert; e o desenvolvimento psicomotor apresentado pela dinarmarquesa Lisbeth Marcher, da Bodynamic, autora do livro "Enciclopédia do Corpo";

- gestação, parto e primeiros meses: a base da estruturação somática;

- infância e adolescência, etapas de formação da identidade psicocorporal;

- desenvolvimento saudável e prevenção em cada idade.

C) Psicomorfologia - Bases Psicossomáticas de um Método Clínico

Essa técnica de trabalho corporal foi desenvolvida por Sérgio Veleda, a partir da Integração Organísmica do psiquiatra Manoel Brandão, e será aplicada no treinamento. 

- trabalho de intervenção sobre os anéis de tensão corporal;

- actings - metodologia desenvolvida
por Federico Navarro, para trabalho sobre
os segmentos de tensão do organismo,
na clínica e em grupo;

- técnicas bioenergéticas de mobilização psicocorporal.

 

 

INSCRIÇÕES, DATAS E VALORES

 

O treinamento “Corpo e Identidade - Educação Somática e Desenvolvimento” se desenvolverá em 12 módulos, com intervalos de 60/70 dias entre os retiros, em imersão. 

 

O ingresso na formação não tem pré-requisitos, exceto uma entrevista com os terapeutas coordenadores, a ser agendada com a produtora do curso. As entrevistas poderão ser realizadas em Porto Alegre e Novo Hamburgo, mas também por skype, para os que moram em outras cidades ou estados.

 

Para saber sobre as datas, os valores e as diferentes opções de pagamento, faça contato pelo email abaixo.

 

Coordenação

 

Evânia Reichert

Terapeuta psicocorporal de abordagem reichiana (Wilhelm Reich), professora e escritora. Dedicada à investigação da relação entre infância, corpo e prevenção na formação do caráter. Coordena os núcleos terapêuticos e de prevenção da infância do Vale do Ser. Autora dos livros “Infância – a idade sagrada” (publicado no Brasil e em países de língua espanhola) e “Sat na educação da Amazônia” (Brasil). É coautora de publicações sobre a cultura da paz, humanização do nascimento, educação, ecologia e prevenção das neuroses. Integrante da equipe do Dr. Cláudio Naranjo e, no Brasil, é terapeuta autorizada a coordenar a introdução à Psicologia dos Eneatipos.

Sérgio Veleda

Terapeuta psicocorporal (Wilhelm Reich), poeta, escritor, professor de meditação e coordenador do Vale do Ser. Dedica-se à pesquisa sobre os diversos caminhos da meditação e suas tradições. Recebeu instruções de Acharya Simon Luna, Alan Wallace, Claudio Naranjo e Namkay Norbu, entre outros.  

Sérgio é professor de "Psicologia dos Eneatipos" da equipe de Claudio Naranjo. Dedica-se aos estudos de Gestalt e integra corpo, caráter, meditação e arte. Entre suas formações reichianas, destaca-se o "Pulsation" de Laura Dilon, do Radix Institute. É  autor de "A arte de equilibrar-se sobre um fundo vazio" e "Só acredito em um deus que saiba dançar".

Contato: info.cursos@valedoser.com.br

SAIBA MAIS clicando AQUI