top of page

A meditação simplifica a vida

A meditação é uma forma de descomplicar o que experimentamos e pode ser praticada por qualquer pessoa. Sérgio Veleda, terapeuta psicocorporal e professor de meditação do Vale do Ser, cita os pontos centrais da prática clássica e seus benefícios cotidianos. Ele focaliza a meditação sem vínculos religiosos. É autor de "A arte de equilibrar-se sobre um fundo vazio" e de "Só acredito em um deus que saiba dançar".

Quais são os métodos usados na meditação?

Dois métodos fundamentam a prática clássica da meditação. O primeiro constitui-se de duas partes: a primeira é focar a atenção sobre um objeto de atenção e a segunda é sustentar um fluxo contínuo de consciência. Neste caso, o objeto de atenção é o foco na respiração. Uma vez que a respiração não pode ser feita no passado e nem no futuro, estar consciente da respiração é sinônimo de permanecer presente.

O segundo método baseia-se em “dar-se conta” – enquanto se senta para meditar - de tudo o que ocorre no corpo, principalmente as sensações que temos e os pensamentos que surgem e desaparecem na mente.

Para que serve a meditação?

Além de sua importância no contexto médico (saúde), ético/judicial (mudança de comportamento de detentos), educativo (autorregulação e melhorias no aprendizado), a meditação busca criar um espaço para que, por alguns instantes, deixemos as tantas imagens do que deveríamos ser para simplesmente nos deixarmos ser.


A meditação está vinculada à religião?

Ainda que cultural e geograficamente a meditação tenha surgido na Índia, através do hinduísmo e do budismo, o âmago de sua prática não requer que se tenha que acreditar em algo para meditar. A prática busca principalmente criar meios para que possamos ir além dos conceitos condicionados e possamos ter uma percepção límpida e clara do que experimentamos. Essencialmente, a meditação exclui conceitos e crenças em prol de uma experiência direta das coisas como elas são.

A meditação se aproxima da ciência?

Muitos teóricos e praticantes estabelecem relações com algumas ciências, entre elas a Física. Atualmente também a Neurociência passa a ocupar-se das pesquisas com a meditação, em especial quanto à plasticidade do cérebro. O resultado destas pesquisas científicas têm reforçado os antigos textos sobre os efeitos da meditação: que a constante experiência molda o cérebro. Os estados de serenidade, alegria e de felicidade, resultantes do relaxamento e da estabilidade de corpo e mente, podem permanecer na conduta diária de uma pessoa através da prática disciplinar de meditação.

Nos cursos básicos e oficinas de meditação e desenvolvimento da atenção que você coordena, o que é aprendido pelos participantes?

O primeira ponto é fazer a distinção entre o que é meditação e as ideias confusas e fantasiosas que as pessoas cultivam sobre essa prática. Ou seja, trazer a meditação como algo possível para qualquer pessoa, independe de ter ou não crenças religiosas, ter ou não experiências deste tipo.

O ponto central do curso é que os alunos conheçam e pratiquem o alicerce e a base da prática (postura, atitude, focalização). Dentro disso orienta-se como sentar e os tipos de assentos. Então organizamos a prática orientando o ambiente em que se pode praticar, a periodicidade da prática, o tempo de duração, horários adequados, estudos dirigidos e como lidar com os obstáculos da prática.

Como você sintetiza essa prática?

A meditação é uma forma de simplificar e descomplicar o que experimentamos, corporificando e experimentando diretamente dos sentidos e seus campos sensoriais o que se apresenta aqui e agora. Ao contrário de sair do corpo, desligar-se ou ir para outro espaço – como algumas pessoas imaginam – a meditação nos leva a estar presentes no que estamos experimentando, vivendo. Isso ocorre através da sincronia entre mente e corpo que acontece quando sentamos e respiramos. Para tanto, não importa que tipo de atividades exercemos na vida, nem quais as crenças que temos. Trata-se de uma experiência direta com as coisas como elas são, o que nos possibilita ter uma visão mais clara de nós mesmos e do todo, descomplicando e desfazendo certas complexidades criadas por nossa mente. Isso nos possibilita ter mais lucidez e ficarmos mais centrados.

 

> Curso Básico de Meditação em Porto Alegre

> Cultivando a quietude da mente e do corpo - oficina de meditação online 'ao vivo'

> Retiro de Vipassana - dez dias - anualmente em setembro

Veja as datas em nossa agenda

Informações e inscrições: info.cursos@valedoser.com.br

 



Posts Em Destaque
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page