NÚCLEO DE MEDITAÇÃO

 

ESCOLA DE MEDITAÇÃO

Escola de Meditação de Artes Contemplativas

A programar

 

    A Escola de Meditação e Artes Contemplativas Vale do Ser é a primeira escola do gênero no sul do país. Com uma abordagem da educação contemplativa fora de contexto religioso, envolve meditação, estudos, grupos de debate, arte e abordagem psicológica. 

 

    Os módulos da escola se desenvolvem ao longo de cinco meses, em um final de semana por mês, em regime de imersão, no Vale do Ser. Os encontros são dedicados às práticas e ao estudo das etapas do quadrante da meditação, que reúne, de forma pedagógica, os diferentes enfoques da meditação: Centrar, Abrir, Expressar e Evocar. 

 

    Os dois primeiros pontos do quadrante, Centrar-Abrir, abordam a experiência clássica da meditação no budismo; e os dois últimos, Expressar-Evocar, focalizam a experiência das práticas ativas, expressivas e evocativas da meditação. Nessa etapa, a escola focaliza práticas originárias do sufismo, das tradições do deserto, de Osho, entre outros, por meio do uso do corpo, da pintura, do moviment minimalista, etc. 

 

   Faz parte do currículo de formação básica da Escola,  além dos cincos módulos de estudo e prática, um retiro de vipassana e um retiro especial de dez dias, que propõe a vivência integrada do quadrante. Há a opção do retiro de Vipassana de ser feito em um outro período, caso o aluno não consiga afastar-se por tantos dias. No final do processo formativo, os alunos entregam uma pequena monografia sobre um dos quadrantes do estudo.

 

Saiba mais sobre a escola no link, à esquerda,  em entrevistas e reportagens.

 

Duração: cinco encontros de final de semana e dois retiros.

 

Coordenação: Sérgio Veleda