A casa-sede do Vale do Ser é uma construção antiga, em enxaimel, típica moradia dos antigos imigrantes. No passado, pertencia à família Franken. É esta a origem do nome do vilarejo que cerca o Vale: Frankental (Vale dos Franken). Nesta casa estão o refeitório e a cozinha que atende os grupos em imersão.

 

   O salão Nando d'Ávila é o centro de atividades da sede-sítio e, também, um dormitório compartilhado. Construído segundo os princípios do feng-shui, em forma de octágono, é um espaço amplo e arejado, localizado a cinquenta metros de uma linda cachoeira, ponto de encontro de dois riachos que descem dos morros.  

 

REGIÃO ALEMÃ

 

      Os arredores do sítio fazem parte de uma região culturalmente diferenciada, que preserva ainda o uso do idioma alemão, uma tecnologia artesanal de plantio e sobrevivência, casas antigas em enxaimel e o tradicional Kerb, quando a comunidade de cada lugarejo prepara uma grande festa para receber amigos e familiares dos lugarejos vizinhos.

 

     Na atualidade,  a estrada  que liga a BR 116 às ruelas do interior é marcada por diversos ateliers de arte, tornando a região também um novo espaço das artes plásticas.

 

 

1/4

A CASA E O SALÃO,

ESPAÇOS COOPERATIVOS