UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

    O Vale do Ser é um pedaço de terra na serra gaúcha, envolto em cachoeiras, matas e vales, a 70 km de Porto Alegre (RS), no sul do Brasil. É também o nome de uma escola informal e diferenciada, criada para a realização de cursos, vivências e grupos de pequisa e estudo. Trata-se de um projeto de caráter interdisciplinar que integra as áreas de desenvolvimento humano, a educação, a prevenção na infância, a arte, o teatro, a fotografia, a ecologia e a convivência cooperativa.

    Os programas desenvolvidos por seus diferentes núcleos de trabalho acontecem no sítio Vale do Ser, em imersão, mas também em outros centros associados, em diversas cidades, estados e países, de modo regular ou itinerante. A Associação Vale do Ser mantém,  por meio das contribuições dos alunos e dos associados diretos, a estrutura do sítio-escola e zela pela preservação da área de terra, banhada por riachos e cachoeiras, morada de uma rica fauna e  diversificada flora.

 

HISTÓRIA

 

   O projeto Vale do Ser nasceu inspirado nos ideais dos anos 70, sonhado por três grandes amigos, Silvana Mariani, Nando d'Ávila e Evânia Reichert. Em 1991, as terras foram compradas. Hans Jorg Hüeblin, marido de Silvana, ingressou na parceria e viabilizou os primeiros recursos para a aquisição da terra.  

   Anos depois, Hans e Silvana partiram para novos projetos na Suíça e em Florianópolis, e Evania e Nando prosseguiram com o do Vale do Ser. Então, outros parceiros foram convidados a entrar no grupo-base do Vale: Sérgio Veleda, João Ricardo da Silva e Cláudia Sperb. Uma amiga querida, Flora Zeltzer, deu importante apoio na estruturação do espaço para o início das atividades vivênciais do Vale.

   Em 1999, aos 45 anos, Nando d'Ávila faleceu, no mesmo período em que estava  sendo construído o salão central de atividades da escola. No ano seguinte, foi criada a Associação Escola Aberta Vale do Ser, atual proprietária e mantenedora do sítio Vale do Ser. O salão de atividades recebeu o nome Nando d'Ávila. Um amigo próximo, Germano Hauschild, foi determinante na construção do salão naquele momento, por apoiar o projeto e apontar os recursos para dar início à obra. Os arquitetos Eduardo Krug e Marcel Gusmão projetaram o salão e a equipe-base do sitio coordenou a construção, os diversos mutirões de trabalho e a realização de grandes festas e oficinas, para arrecadar mais recursos. 

   Muitas pessoas, em especial muitos amigos e alunos da Escola Vale do Ser, ajudaram na construção do salão, por meio de trabalho direto em mutirões, doações de materiais e de trabalho, apoio nas festas, etc., mas especialmente com sua energia de apoio e por sua inspiração com o nosso projeto e seus ideais. Posteriormente, convidamos Nestor Monastério e Heloisa Palaoro, antigos amigos do Vale, para ingressarem no grupo-base, dando mais um impulso de ampliação de nossos espaços e projetos. Lauro d'Ávila (irmão de Nando) também fez parte, por um certo período,  desse grupo.

 

TRABALHO DA ESCOLA

 

   Há cerca de 20 anos, Sergio Veleda e Evania Reichert coordenam um amplo trabalho de desenvolvimento humano realizado no sitio e em muitos outros lugares,  diretamente associado ao nome Vale do Ser, dando assim o formato inicial a essa escola.  Já aconteceram centenas de grupos vivenciais e/ou terapêuticos, em imersão,  dentro dos espaço Vale do Ser. Esse trabalho sempre foi apoiado por muitos colaboradores diretos, em especial pela equipe de cozinha, coordenada por Inês e Zeca Berti, parceiros há quase duas décadas. Também auxiliaram diretamente na promoção dos trabalhos terapêuticos  da escola, durante muitos anos,  as parceiras Ligia Brock e Maria Helena Nozari, além de João Ricardo da Silva e Heloisa Palaoro, da coordenação da Associação. 

   Recentemente, novos núcleos começaram a ser ativados por meio de cursos realizados dentro do sítio: o de fotografia e vídeo, coordenado por João Ricardo da Silva e o de teatro-educação, coordenado por Heloisa Palaoro, em parceria com Néstor Monastério, que traz também oficineiros convidados. A equipe da cozinha também deu início aos cursos da alimentação natural e consciente, praticada pelos grupos em imersão no Vale do Ser,  promovendo um processo educativo e preventivo na área da saúde.