NÚCLEO INFÂNCIA - ADOLESCÊNCIA

 

CURSO VÍNCULOS VITAIS

Educação, da gestação à puberdade

"É preciso educar o educador, seja ele mãe, pai, professor ou cuidador, pois o adulto reproduz as marcas de sua infância em seu modo de educar."
Wilhelm Reich

 


   Curso sobre as fases da infância e a formação do caráter, baseado no livro "Infância, a Idade Sagrada", de Evânia Reichert. Ilustrado com audiovisuais, vídeos e pequenas vivências. Aberto a qualquer pessoa, o curso Vínculos Vitais/Infância, a Idade Sagrada é especialmente indicado para pais, cuidadores, educadores, terapeutas e aos que buscam compreender melhor a importância da infância na formação pessoal. 

   Um programa inspirado no projeto "Prevenção das Neuroses" de Wilhelm Reich e de "Educação Trinitária" de Claudio Naranjo. O binômio saúde-educação, o cultivo de autorregulação e a falência dos velhos modos de educar são os temas centrais do curso.

 

TEMÁRIO DO CURSO

• Uma visão contemporânea e interdisciplinar sobre o desenvolvimento biopsicológico, da gestação à puberdade. A relação entre fases da Infância, formação do caráter, saúde e educação. 

 

• A abordagem inovadora de Reich, Lowen, Boadella e Navarro, enriquecida por outros autores como Erikson, Bion, Winnicott, Maturana, Naranjo, Vygotsky, Piaget, além de pesquisadores da Neurociência e da Antropologia. 

 

• O conceito de auto-regulação, o cultivo dos três limites educativos e a relação entre saúde e educação, originário de Wilhelm Reich. A necessidade de uma nova pedagogia para o educador, seja ele pai, professor ou cuidador, pois o caráter dos adultos se reflete em seu modo de educar. 

 

• A crise atual nos modos de educar, a falência da educação hierárquica e o nascimento de um novo paradigma. A compulsão a educar e o abuso da condição adulta sobre a infantil. As idéias de prevenção de Reich e da Educação Trifocada/heterárquica de Cláudio Naranjo.

 

• As descobertas da Neurociência sobre o desenvolvimento inicial do cérebro e os vínculos afetivos. O movimento da OMS por mudanças na educação das crianças pequenas. A proposta de Educar para Ser,
da Unesco.

 

• A fase gestacional é a primeira etapa do desenvolvimento biopsicológico, segundo a abordagem reichiana. A proposta de humanização no nascimento.

 

• A revisão das pendências das fases infantis durante a Adolescência, quando a Infância é passada a limpo.

Para saber mais: info.cursos@valedoser.com.br