NÚCLEO TERAPÊUTICO

 

• TRABALHO SOBRE SI

• DA MÁSCARA À ESSÊNCIA 

O trabalho atua

na relação psique-corpo e investiga a relação entre história de vida e formação do caráter.

   O Trabalho Sobre Si  e Da Máscara à Essência são processos complementares. O TSS é uma revisita à biografia pessoal e o trabalho com as máscaras é o estudo dos resultados desta biografia no comportamento adulto. 

 

   Trata-se de um processo intensivo de autodesenvolvimento, a partir de estudos e vivências estruturadas e encadeadas com aulas, sessões individuais e dinâmicas de grupo. O processo se dá em duas etapas independentes e complementares: 1ª) Trabalho Sobre Si - revisão biográfica; 2ª) Da Máscara à Essência - estudo da rede de máscaras. 

 

 

Trabalho Sobre Si

 

   O "Trabalho Sobre Si" acontece desde 1993, integrando o trabalho de abordagem corporal aos estudos sobre o caráter e a infância. É  uma profunda revisão da biografia pessoal, focalizando a relação entre a herança psicoafetiva da família de origem e os conflitos de vida atuais. O  aspecto psicoafetivo da sexualidade e a redefinição dos propósitos de vida complementam o processo. Para ingressar é necessário ter feito a "Introdução à Psicologia dos Eneatipos" (Eneagrama) e agendar entrevista com os coordenadores. 

 

Duração: cinco meses

 

Pré-requisito: curso Psicologia dos Eneatipos (Eneagrama).

 

 

Da Máscara à Essência

 

   Este é mais um trabalho desenvolvido por Sérgio e Evania, correspondendo a etapa de conclusão do Trabalho Sobre Si. A proposta é a realização de um estudo minucioso da rede de máscaras que forma o comportamento habitual. 

 

Duração: quatro meses. 

Restrito a quem fez Trabalho Sobre Si.

 

Coordenação geral: Sérgio Veleda e Evânia Reichert