NÚCLEO TERAPÊUTICO

 

ENEAGRAMA

 

Diferentes traços de comportamento distinguem uma pessoa da outra. A identidade pessoal é construída ao longo da vida, mas as perdas e carências da infância e da adolescência levam a resoluções que constroem os traços centrais da personalidade. O “Eu” é a resolução que contém um conjunto estratégico de adaptações e de defesas frente às defasagens ocorridas no processo de desenvolvimento.

 

Em algum momento do nosso desenvolvimento, perdemos algo de nós mesmos, por razões físicas, emocionais e sociais de nossa história pessoal. Diante disso, a consciência ficou obscurecida em relação à própria perda, dando origem às defesas. Traços como medo, raiva, inveja, vaidade e orgulho, entre outros, são adaptações diante das nossas perdas infantis. Reconhecê-las abre espaço para modos mais saudáveis, conscientes e maduros de estar na vida.

O Eneagrama segundo Claudio Naranjo

 

      Na Antiguidade, o Eneagrama era um mapa psicoespiritual secreto. Originário do contexto sufi, foi o principal instrumento de trabalho

para Gurdjieff e, posteriormente, para Oscar Ichazo, da Escola Arica. 

 

     A partir dos anos 70, o psiquiatra e gestaltista Claudio Naranjo ampliou o campo de pesquisas sobre a tipologia do Eneagrama e apresentou um novo aporte teórico e uma proposta terapêutica avançada: a "Psicologia dos Eneatipos" e a Escola SAT. 

 

     O foco inicial do trabalho é o autodiagnóstico do traço principal da personalidade. São nove eneatipos, cada um com três subtipos. Descrições da tipologia e exercícios de autoinvestigação facilitam a identificação do traço central.

 

     Os módulos avançados são os programas SAT I, II, III, IV e V, que ocorrem em Brasília. No RS, o Vale do Ser dá seguimento com grupos de estudo, atendimentos individuais e o « Trabalho Sobre Si».

 

Coordenação: Sérgio Veleda e Evânia Reichert, professores que integram a equipe autorizada por Claudio Naranjo e Escola SAT a aplicar o Eneagrama.

 

Duração: de quarta a sexta (a noite) e sábado e domingo (dia inteiro).

Informações e inscrições com Edi Cardoso:

info.cursos@valedoser.com.br