Uma proposta inovadora no estudo do caráter

Entrevista com SÉRGIO VELEDA.


Aqui uma entrevista com o terapeuta Sérgio Veleda sobre a proposta inovadora do curso A Dimensão Contemplativa e os Tipos de Caráter. Ele coordena o curso e Evânia Reichert é a terapeuta convidada, Está agendado para novembro (em português) e para fevereiro de 2021 (em espanhol).


VS - O que é a “dimensão contemplativa” do caráter?

Sérgio - A dimensão contemplativa do caráter é uma matriz de leitura do comportamento humano, que lança luz e amplia sobremaneira o entendimento de outras tipologias, tais como os eneatipos do Eneagrama, as estruturas de caráter de Lowen, Sheldon e Reich, entre outros aspectos da expressão humana e da natureza. Neste curso, decidimos introduzir a visão contemplativa do caráter, originária do Budismo, no contexto terapêutico. Há uma rica conexão deste conhecimento milenar com diversos tipos de caráter, o que possibilita um acréscimo significativo na compreensão dos modos de ser e de seus aspectos virtuosos e sombrios. Essa conexão resulta em uma compreensão mais profunda de si mesmo e aponta caminhos para o equilíbrio nestas dinâmicas humanas.


VS - Trata-se de um aporte inovador no campo terapêutico, embora seja um tema tão antigo em suas origens. Poderias detalhar um pouco mais? O que vamos experienciar nesta proposta?

Sérgio - sim, no universo terapêutico pouco se fala da dimensão contemplativa do caráter. Esses são ensinamentos milenares e fazem parte da sabedoria budista. Como eu estudo o Budismo há muitos anos, assim como me dedico à investigação sobre a formação do caráter e às suas tipologias, fiz a conexão. No curso vamos aprofundar a investigação e a compreensão dos modos de ser, do caráter e da personalidade humana através das cinco sabedorias dos cinco budas da meditação. Vamos entrar neste mapa riquíssimo, em suas características e modos de expressão, em seus aspectos virtuosos e suas sombras, e investigar as suas conexões com outros mapas de caráter. Um estudo que, associado a vivências, muito acrescenta no processo pessoal e na compreensão da dinâmica interna do comportamento humano.


* Tipos de caráteres: confusão e sabedoria

VS - De que forma vocês irão abordar este temário?

Sérgio - Por ser pouco conhecido fora do contexto budista, o tema pode parecer complexo demais para algumas pessoas. No entanto, é muito objetivo, claro e enriquecedor. Primeiramente vamos trabalhar e estudar o aspecto saudável e a sabedoria de cada padrão de funcionamento. Depois vamos conhecer também o seu aspecto confuso e a sua neurose. Ao compreender as características e a dinâmica das cinco famílias, vamos compreender os pontos mais presentes em nosso modo de ser, assim como o que nos falta acessar para encontrarmos modos mais sadios de ser.


VS - Falastes do aspecto confuso e da neurose de cada uma das cinco sabedorias. Do que se trata?

Sérgio - A confusão é um estado que entramos quando estamos bloqueados e temos dificuldades internas. Se não a negamos, se reconhecemos que a confusão faz parte do que somos, ocorre uma abertura em nossa experiência, por onde a sanidade pode também se manifestar.


VS - Poderias descrever um pouco destes modos de ser, estes tipos de caráter?

Sérgio - São cinco energias, que em nosso aporte abordaremos como tipos de caráter. Podemos chamá-los de 'budatipos': Vajra, Ratna, Padma, Karma e Buda.

> Vajra tem como característica principal a claridade, a precisão, a agudez em sua visão e ação. A sua neurose é ser muito crítico e dono da verdade. > Ratna possui o sentimento de igualdade e equanimidade. A sua neurose é o orgulho, o sentir-se superior e melhor.

> Padma revela a capacidade de discernimento. A sua neurose é o apego, tornando-se possessivo e passional.

> Karma possui a capacidade e a eficiência para agir e fazer o que é essencial. A sua neurose é a inveja de que outros possam fazer melhor do que ele.

> Buda possui a capacidade da abertura, de dar espaço ao outro e de acomodar melhor às situações. A sua neurose é a preguiça, a apatia, a indiferença, e o não querer ver.


* Os cinco budas representam as cinco famílias, as cinco sabedorias


VS - O que descrevestes se parece mesmo com uma matriz de leitura do caráter humano. Pode-se ler outros aspectos, além do comportamento?

Sérgio - Sim. Pode-se identificar perfis, ambientes naturais e espaços pessoas, assim como tipos de arquitetura, decoração de interiores, cinema, fotografia, música, arte, trabalho... É riquíssimo. Por exemplo, um aeroporto é geralmente de uma arquitetura vajra, pois há muito metal, vidro e linhas retas, revelando o aspecto frio, objetivo e direto de vajra. No entanto, o funcionamento, a área de serviços de um aeroporto, revela a característica karma: tudo é muito ativo e veloz. Podemos imaginar estarmos caminhando pelos espaços, corredores e salas amplas e abertas do aeroporto (vajra), passando por seu intenso movimento interno (karma) e perceber que a música ambiente é 'Music for airport' de Brian Eno (um piano e seus sons com espaços), que traz a energia da sabedoria Buda, calma e aberta. Neste caso, a música com energia buda traz equilíbrio ao ambiente do aeroporto, em que vajra e karma são tão dominantes.


* Fotos de ambientes Vajra (cidade/Vancouver) e Padma (rosas, beleza, rito)









VS - O foco do curso é o caráter humano, mas estes aspectos ambientais são muito interessantes...

Sérgio - Sim, pois traduzem também as expressões humanas nos ambientes. Vemos isso ao entrar em uma casa clean ou em uma casa cheia de objetos. São as energias manifestadas, de acordo com o caráter de seus habitantes.


VS - Poderias dar mais alguns exemplos?


* Cozinha Ratna


Sérgio - Sim, a cozinha das casas ou de restaurantes é geralmente um espaço Ratna: uma mesa cheia de produtos para a refeição. Ratna está associado à riqueza e à fartura. No entanto a arte, pelo seu refinamento e originalidade, está relacionada à Padma, com seus bailarinos, músicos, pintores. Mas, dentro dela há variações> A música de Caetano Veloso, por exemplo, é Padma. No entanto, a ópera é Ratna e a música minimalista de Steve Reich, é Buda.

VS - Como se dará a dinâmica deste trabalho?

Sérgio - Será online, mas na modalidade 'ao vivo', sem aulas gravadas. É uma dinâmica parecida com a presencial. Temos tido ótimas experiências online em nossos cursos e grupos. Será via zoom, mas com recursos especiais de salas simultâneas, música e audiovisual. Quanto ao programa: inclui teoria em audiovisual, investigação em pequenos grupos participantes, painéis, etc. Em cada encontro, além de informação, teremos práticas e vivências com posturas, gestos e expressões sonoras de cada 'budatipo', com músicas que evocam a energia de cada um, integrando sensação, sentimento e energia.


_________________

Para saber mais > entrar na página do curso que dá acesso à proposta, datas, valores e formas de pagamento:

https://cursos.valedoser.com.br/dimensao-contemplativa-e-carater

Contato para informações:

Edi Cardoso - organizadora das inscrições

Email: info.cursos@valedoser.com.br

WhatsApp: 51 99842 9895





Posts Em Destaque
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square