NÚCLEO TEATRO - EDUCAÇÃO

 

 

O CORPO CRIATIVO

O CORPO POÉTICO

O CORPO ANCESTRAL

 

 

O teatro como veículo para o desenvolvimento pessoal
Curso em Imersão no Vale do Ser.

 

 

Dividido em 3 módulos independentes, o curso apresenta o teatro como um espaço de autoconhecimento e transformação. Convida o participante a ingressar em um território de descoberta por meio de vivências e práticas teatrais onde o corpo é o ponto de partida para a exploração das potencialidades expressivas e criativas inerentes em cada um. O aspecto lúdico, o riso e o prazer são combustíveis fundamentais.

 

Perceber - Explorar – Revelar
A percepção da natureza do gesto, do corpo e da fala promove a consciência de si, que por sua vez abre um caminho para a exploração de qualidades pessoais por meio de jogos, brincadeiras e exercícios de sensibilização endereçando o aluno a um sentido de espontaneidade criativa. 

 

Coordenação Adriano Basegio – Ator, diretor e professor de teatro e música (UFRGS e OSPA). Co Fundador da Cia do Giro ao lado de Daniela Carmona. Cursos de especialização em Paris e Nova York. Professor convidado pelo ITI (Intercutural Theatre Institute ) Cingapura. Diretor e professor de formação de atores do TEPA - Teatro Escola de Porto Alegre. Desde 1994 ministra cursos de teatro e música para crianças e adolescentes. Têm diversas participações e prêmios como ator no cinema e TV. Há 13 anos desenvolve pesquisa sobre a exploração de Ritmos e Sonoridades para a cena dramática e ministra oficinas periódicas sobre a pesquisa no Brasil e no exterior. É professor e parceiro do Vale do Ser na Tenda Vazia e na Rede de Máscaras.

 

Módulo O Corpo Criativo – a espontaneidade do gesto; a energia vital, a explosão e o impulso para o jogo e a criação; o prazer vinculado à ação; liberdade e cumplicidade; o fantástico e o “non sense”; improvisações e criação de cenas. Arquétipos: A Criança e o Louco.

 

Módulo O Corpo Poético – a qualidade e sofisticação do gesto; a exploração do espaço como fonte de informação para a criação; forma, beleza, integralidade e desenvoltura na exploração do movimento; ação objetiva e precisão; arquitetura e composição. Arquétipos: O Adulto e o Artesão.

 

Módulo O Corpo Ancestral – as histórias e as narrativas contidas na ação; o tempo como foco de criação e exploração dramática; tônus muscular e energias corporais; a qualidade sensório motora do gesto e da cena; o som natural como elemento de composição. Arquétipos: O Velho e o Feiticeiro.